terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ex-aluno fala sobre seu livro, carreira e passagem pela FIAM

Cenários Comunicativos (Iglu Editora) é um livro escrito pela professora Dra. Liana Gotliebb em parceria com alunos de pós-graduação Lato Senso da Fundação Cásper Líbero. Trata-se de uma compilação de vários textos extraídos das melhores monografias da universidade. Marcelo Pardini de Abreu Carvalhães, jornalista formado pela UniFiamFaam (2004), e pós-graduado em Marketing e Comunicação Publicitária (2007) foi um dos alunos convidados.

“A imprensa e pecuária bovina – um estudo de caso comparando as revistas IstoÉ Dinheiro Rural e Globo Rural” , foi o tema escolhido para desenvolver sua monografia. Também não é por acaso, Marcelo além de jornalista é leiloeiro rural. Especializado em Agronegócio, atualmente é editor-chefe de três publicações da Editora HS: revista Tambor & Baliza, revista Horse’s Life e Anuário – Garanhões & Matrizes, ambas voltadas para o mercado equestre.

Sua trajetória profissional começou ainda no período em que cursava jornalismo na FIAM Morumbi. Marcelo chamou a atenção dos professores da universidade pela sua dedicação, conseguiu seu primeiro estágio já no 2º ano de curso e também uma bolsa de estudos. Trabalhou em publicações da Editora Abril e Editora Três, como as revistas Contigo! e IstoÉ Dinheiro Rural. “Na FIAM, tive bons professores, como Cláudio Júlio Tognolli, Arquimedes Pessoni e Edson Rossi. Por dois anos fui monitor de Jornalismo impresso e on-line. Além de ganhar bolsa, fui muito bem orientado pelo professor Arquimedes, que muito contribuiu para a minha formação. Quando saí da faculdade, as primeiras indicações de emprego vieram justamente deles. Por isso recomendo aos alunos que se esforcem, questionem e tenham boa relação com os mestres, pois no futuro seremos todos colegas de profissão”, conta.

Preocupado com o futuro do país – juntamente com alguns colegas de faculdade – desenvolveu o site Jovemcracia (www.jovemcracia.com.br), instrumento fundamental para a elaboração de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que além de ganhar nota 10 pela banca examinadora foi fundamental para sua inserção no mercado de trabalho. O projeto rendeu-lhe prêmios acadêmicos, como o da Expocom e do Estadão de Mídia. Ainda é mantido atualmente, sendo que o site é administrado por ele e por sua amiga Lili Gonçalves, e é um dos principais sites de jornalismo opinativo em vigor.

Do período em que estudou na FIAM, Marcelo só guarda boas recordações, “Dos tempos da faculdade, recordo-me com carinho dos JUCA"s (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), quando vestíamos a camisa da FIAM com muito orgulho nas partidas de futebol (mesmo não recebendo apoio algum da Direção da entidade em relação à parte esportiva) e disputávamos "pau a pau" com o forte Mackenzie. O espírito que dominava na época era de festa, descontração, paquera e amizade”. Quando questionado sobre o que mais marcou esse período, brinca, “De 2001 a 2004, quando cursei Jornalismo, vivi os melhores momentos de minha vida! Fiz algumas amizades que continuam firmes até hoje e que serão ‘ad eternum’. Conheci mulheres interessantes e tive duas namoradas inesquecíveis! (risos)”.

Matéria publicada no Jornal Laboratório Momento Online em 31/05/2010:
http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=2447&cat=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário