sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova?

Já faz um bom tempo que não escrevo nada aqui, não sei bem ao certo o porquê, só sei que minha vida mudou muito nos últimos tempos... já que vou escrever, vamos ao clichê dos clichês: ano novo! É engraçado como o paulistano age sempre de forma tão previsível. Todo mundo tem em mente as suas resoluções de ano novo, que de novas não tem absolutamente nada: vestir branco; pedir amor, paz, saúde, dinheiro... e é claro, se aglomerar na praia (pra tomar chuva).
2010 não vai ser um ano diferente dos outros, aliás, já começamos o ano com uma tragédia. A fúria da natureza tem nos mostrado o estrago que estamos fazendo com ela. E reveillon é uma época ótima pra se falar nisso. Ontem eu estava assistindo ao jornal da RedeTV e eles lançaram a pergunta: 'Por que há tantas tragédias nessa época do ano?'. A resposta é bem simples: as pessoas são as culpadas!
No último ano falou-se tanto a respeito de preservação ambiental, em aquecimento global e esqueceram de orientar as pessoas de outras coisas tão simples. No primeiro dia do ano você já consegue ver o desrespeito com a natureza: em SP, a Avenida Paulista estava tomada por toneladas de lixo jogados no chão após o show da virada; em qualquer praia do país você encontra lixo pela areia, garrafas, latas, e óbvio que não podia faltar as 'oferendas para Iemanjá', existe coisa mais ridícula do que isso? E ainda reclamam que as praias do litoral de SP são impróprias para banho... vamos acordar e parar de jogar lixo no chão? Uma simples atitude individual de recolher e separar o seu lixo poderia ter evitado a morte de todas essas pessoas em Angra dos Reis. A natureza está avisando, já ouviu o seu recado? Pense nisso...
Não sou diferente em alguns aspectos e tbm tenho minhas resoluções de ano novo, porém prefiro guardá-las pra mim, mas uma coisa é certa: 2010 chega com inúmeras mudanças, algumas para melhor e outras... só o tempo vai mostrar se são certas ou não. Tenho esperança que será um ano melhor, embora ultimamente esteja vivendo um momento de existencialismo e acreditando que somos livres e tudo o que acontece conosco são reflexos das nossas atitudes. Talvez seja um pouco de egosísmo pensar assim, mas não adianta a gente querer mudar o mundo se a mudança não partir de dentro da gente primeiro. Acredito muito em Jean-Paul Sartre quando ele disse que "O inferno são os outros" e pode ter certeza que é verdade, só cuidado não perceber que faz parte dos outros e que o inferno é você!

Feliz 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário